sábado, 19 de março de 2011

Qual o Melhor James Bond?

Uma saga com 50 anos e 6 actores

Uma questão tem sido eternamente evocada por todos fans de cinema e principalmente por fans de Bond: Qual foi o actor que personalizou melhor a personagem tipica do James Bond? A resposta nunca poderá ser simples, porque cada pessoa imagina o agente secreto de maneira diferente. Cada um tem o seu actor preferido. Mas vamos por partes:

Sean Connery (1962-'83)

O primeiro e o original.
Para muitos terá sido o que personificou melhor a personagem. Era esta a imagem com que viam o agente e carácter. No entanto o forte sotaque escocês do actor deu pouco crédito ao agente secreto que deveria ser inglês...
Connery fez 7 filmes de agente secreto, um deles não oficial. A sua marca foi tão forte que foi o mais dificil de substituir.

George Lazenby (1969)

O substituto.
Não teve a vida fácil. Embora tenha tido pouco sucesso como Bond, foi bastante marcante na carreira da personagem. Foi com ele que Bond casou e filmou em Portugal. Talvez o facto de querer fazer uma colagem ao Bond anterior lhe tenha sido fatal. Por isso mesmo fez apenas um filme e poucos se lembram que alguma vez fora Bond. Injustamente.

Roger Moore (1973-1985)

O mais carismático e o Bond perfeito?
Para mim, o Bond preferido. Inglês com um charme estonteante. O humor safava-o de situações aflitivas. A lingua afiada e frieza quando necessária fazia um contraste desconcertante. Falhou apenas em algumas cenas exageradas, principalmente românticas, mas fez os melhores filmes da saga, como "O Homem da Pistola Dourada" ou "Octopus". Fez sete filmes e imortalizou as cenas de introdução dos filmes Bond. Alguém se esquece da entrada de avião pela bomba de gasolina? Quando chega o empregado..."é para atestar..."! ùnico.

Timothy Dalton (1987-1989)

O mais apagado
A culpa de ser o mais apagado não fora necessáriamente sua. Teve o azar de substituir Roger Moore e apanhou os piores 2 filmes da saga. O esforço do actor é visivel, mas simplesmente não resultou. O mundo do cinema no final da década de 80 estava saturado de filmes de espiões e de agentes secretos, talvez por isso a saga Bond necessitava de uma pausa.

Pierce Brosnan (1995-2002)

O Charmoso e talvez o mais importante.
Pierce Brosnan, foi talvez o mais importante Bond. Isto porque foi o responsável pelo regresso triunfal do agente secreto que esteve para acabar. Um pouco à imagem de Roger Moore, foi a substituição perfeita, na altura certa. Teve um dos filmes mais lucrativos do Bond e a sua substituição foi incompreendida. Os 4 filmes foram suficientes para lhe conferirem a fama merecida, apenas terá pecado pelo excesso de efeitos especiais e façanhas fisicas impossíveis. Marcou no entanto a saga.

Daniel Craig (2006 -?)

O James Bond do século XXI.
Esta viragem de politica na imagem do agente que se torna mais frio, calculista e moderno, pode ter sido decisiva. A escolha do actor foi muito comentada, mas Daniel soube usar a seu favor a sua força fisica e talento como actor, para em apenas 2 filmes merecer o estatuto de James Bond. Creio mesmo que está entre os 3 melhores. Está a filmar já o 23º da saga que estreará em 2012 e o filme promete mais uma vez ser um sucesso comercial. O papel está bem entregue.

Qual o melhor?
Não sei qual o melhor. Só sei que todos me deram o que de melhor existe no cinema. Uns mais que outros naturalmente. Mas ninguém esquece inimigos, mulheres e carros dados por todos eles. Isso todos têm em comum. Além de excelentes filmes. Penso que isso é o mais importante. Todos têm cenas e deixas inesqueciveis. Cada um o seu estilo. Enriqueceram ao seu estilo o agente secreto e deixaram a sua imagem imortalizada. Foi o mais importante.

Homenagem

Sem comentários:

Enviar um comentário