sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Porsche

Porsche Macan a nova imagem da marca?

A Porsche continua a ser um caso de estudo no mercado automóvel. Tudo que faz e toca torna-se ouro. A verdade é que merecem, pois onde quer que intervenham, fazem-no melhor que os outros.
Ora, desde que entrou no grupo da VW, a marca tem sido cada vez mais a joia da coroa, com vendas superiores a 70 mil unidades, algo impensável há uns anos atrás. 
Em 2013 a marca teve um lucro de 1,3 mil milhões de euros. Foi a mais lucrativa do grupo.
O Macan, modelo novo lançado este ano tem já as 50 mil unidades esgotadas, quem quiser comprar um modelo Macan, tem de esperar pelo menos 12 meses. Estamos a falar de carros de luxo. 
É de loucos. Isto depois de lançarem o 918 hybrid, super desportivo.
Actualmente a gama abrange 6 modelos e o principal objectivo da marca e do grupo, passa por se tornarem os maiores construtores do mundo. Para isso a Porsche terá de produzir mais de 200 mil veiculos por ano e aumentar a sua gama para pelo menos 8 carros.
Já começam as vozes de alarme preocupadas com a influência da VW que quer transformar a Porsche noutra Audi (que por acaso teve bastantes lucros em 2013). A receita tem resultado, mas depois de criticar a marca por produzir outro SUV, tenho de me render às evidências. Os resultados são surpreendentes. No entanto tenho receio de que com tanta produção em massa, da VW a Porsche venha a sofrer danos colaterais e crescer mais do que de facto necessita e pode, é que crescer´tem sido fácil, mas cair é ainda mais. Depois de produzirem este macan, a Marca planeia um modelo abaixo do Panamera e um desportivo entre o 918 e o 911.
Veremos como a imagem da marca irá ficar no mercado de desportivos exclusivos de luxo. É que para já a Porsche parece cada vez mais uma Audi, BMW e Mercedes, quando deveria ser mais Ferrari, Aston Martin, ou Lamborghini....


Sem comentários:

Enviar um comentário