terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Futuro Ambicioso no Espaço

Nos espaço aguardam-nos grandes conquistas

Vi ontem com grande interesse uma palestra dada pela NASA, onde foram abordados temas extremamente ambiciosos e excitantes.
A NASA planeia nos próximos 20 anos colocar seres humanos em Marte, produzir água na Lua e oxigénio em Marte. Estamos a falar de um enorme avanço nas decisões da empresa, talvez em grande parte pressionada por empreendimentos privados que planeiam algo idêntico sem a burocracia governamental. Assim de repente, lembro-me de viagens espaciais abertas ao público geral começam já daqui a um par de anos. Do avanço Chinês e Russo na exploração espacial com viagens á Lua.
Recentemente da India e até projectos europeus que incluem viagens a Marte.
O futuro do Homem é no espaço, disso sabemos todos nós e o nosso sistema solar está aí para ser explorado. Hoje um telemovel (celular) tem mais tecnologia do que as viagens Apollo dos anos 70. Estamos prontos, não percamos mais tempo.
A NASA apresentou uma série de projectos bastante ambiciosos e para começar irão lançar um satélite já este ano, ou mais tardar no ano que vem para Marte, com a finalidade de estudar o campo magnético do planeta pois o planeta perdeu assim toda a sua atmosfera e perdeu todo tipo de vida que albergava.
De seguida irão enviar um novo robot com finalidades diferentes dos que lá estão e para preparar a chegada do homem que será feita mais tardar 2020/30.
Outras sondas irão ser enviadas gradualmente para explorar o universo e outros encontros, como por exemplo com a Lua Europa e até outras luas e planetas.
Paralelamente continua o ambicioso projecto europeu de colocar humanos em Marte e na Lua que contam com o apoio da Nasa e da estação espacial que tem sido fulcral no estudo do efeito da falta de gravidade no ser humano e no estudo ciêntifico e tecnológico.
Foram apresentados alguns conceitos tecnológicos de propulsão e de comunicações que serão usados no futuro em missões espaciais e foram explicadas a finalidades e o porquê das mesmas. O futuro desta vez pertence ao Homem.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário