domingo, 24 de abril de 2011

Séries de uma Vida - Top 10

10 - Barco do Amor

Uma série para todas as idades. Foi transmitida entre 1977 e 1986. Tinha algumas personagens marcantes e criou momentos de grande comédia e harmonia.
As personagens fixas da série eram os membros da tripulação, e entre elas destacavam-se o capitão do navio Merrill Stubing, a directora do cruzeiro Julie McCoy, o barman Isaac Washington, a filha do capitão, Vicky Stubing, o médico Adam Bricker e o comissário de bordo Burl Gopher Smith . Estes personagens fixos tinham papéis e caracteres bem definidos.

9 - Uma Casa na Pradaria

Uma série mágica. Os episódios são baseados nas memórias da já falecida Laura Ingalls Wilder, cuja colecção de livros "Little House" desenham um retrato realista da vida dos pioneiros nas longínquas terras do Oeste americano há mais de 100 anos atrás.
Os Ingalls, procuram o sonho Americano e chegam à conclusão de que têm que lutar por cada centímetro de terra em que tocam... por cada pedaço de terra que plantam. Lutar contra a doença, a natureza, os preconceitos locais, os rigores de um clima hostil.
Era o ano de 1878, a corrida à terra era grande e, entre os muitos que partiram em busca de uma nova vida na nova terra estavam os Ingalls:
Charles, a sua jovem mulher Caroline e as três filhas Mary, Laura e Carrie. Colocandos os seus escassos pertences dentro de uma carroça, depediram-se dos amigos e da família e seguiram o trilho do Oeste que os conduziria à sua nova casa em Plum Creek, nas planícies do Minnesota.

8 - Heidi

Heidi é uma história sobre a vida de uma menina órfã Suíça e foi escrita como livro infantil em 1880 pela escritora suíça Johanna Spyri. Foi adaptado para a televisão em banda desenhada pelos famosos realizadores Japoneses Isao Takahata e Hayao Miyazaki em 1974.
Heidi tinha 5 anos quando perdeu seus pais e foi morar com sua tia. Porém houve uma crise e a tia não poderia mais sustentar a menina, então resolveu deixá-la com o avô, da parte do pai. Ele era um homem frio e carrancudo que cuidava de cabras no alto dos alpes. Trabalhava com ele um menino chamado Pedro.
Esta história baseou-se em acontecimentos reais.

7 - Boardwalk Empire

Criada por Terence Winter, um dos argumentistas da série “The Sopranos”. A série tem como base o livro “Boardwalk Empire: The Birth, High Times, and Corruption of Atlantic City”, de Nelson Johnson, advogado e historiador que vive na cidade. Na série vamos voltar ao ano 1920 e descobrir detalhadamente a fascinante e conturbada história do político/gangster Nucky Thompson e a forma como ele comandou Atlantic City escapando à lei.
Elenco de luxo, com Steve Buscemi, Michael Pitt, Kelly Macdonald e Michael Shannon

6 - Conan, o rapaz do futuro

Uma série épica.
O protagonista da série, Conan, é um miúdo de 10 anos de idade que cresceu na 'Ilha Perdida' ao cuidado do seu avô. Conan é muito forte, e consegue até segurar o seu próprio peso apenas com os dedos dos pés. Conan está ligado telepaticamente com a Lana.
A série retrata as aventuras do Conan e da Lana. Entre os sobreviventes encontram-se os que tinham começado a guerra e que continuam a lutar para tomar o poder de todo o planeta. Conan e os seus amigos lutam contra eles de muitas formas, até através do poder telepático com os animais.
A série expõe com muita evidência valores de amizade, respeito pela Natureza e pela Vida. Uma série maravilhosa para todas as idades.

5 - Spartacus

Spartacus retrata na perfeição o melhor que se tem feito na televisão no século 21.
A série é focada em Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a mais célebre revolução da Roma Antiga. A história foi narrada em diversos livros, telefilmes e banda desenhada, sendo adaptada para o cinema por Stanley Kubrik. O forte da série é a qualidade de fotografia, argumento e efeitos especiais, tendo uma forte componente sexual e violência visual. Este ano foi realizada uma prequela e a segunda temporada começa ainda no fim deste Verão. Imperdível.


4 - Perdidos

A mais original série dos últimos 30 anos tinha todos argumentos para ser a melhor de sempre. Infelizmente a pressa em terminar a série com dignidade acabou por estragar o final. Perdidos merecia mais uma temporada e ter tempo para explicar bem as coisas e não terminar como terminou. Para muitos fans, o final foi pouco dignificante. Mesmo assim durante 6 anos colou ao televisor milhões de fans.
A série teve um estilo único que seguia dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta dos sobreviventes do desastre para sobreviver e viver juntos na ilha, e segundo, a vida das personagens principais, antes do desastre, através de retrospectivas pessoais, os flashbacks, flashfowards e flash side-ways.


3 - Galáctica

Poucos se lembrarão da sua estreia, mas em muitos aspectos foi uma revolução na televisão.
A Galactica é uma futurística nave espacial do tamanho de uma pequena cidade, que viaja através de um distante espaço sideral, acompanhada por vários veículos espaciais, todos a fugir à destruição da raça humana. Liderados pelo Comandante Adama, estes sobreviventes começaram uma viagem em direcção a uma colónia irmã, localizada numa galáxia longíqua - um planeta chamado Terra.
Uma série de culto dos anos 70 que se distinguiu pelas suas sequências de acção, com batalhas espaciais recheadas daquilo que eram então os mais avançados efeitos especiais. Mais tarde foi estreada a continuação quase 30 anos depois, com um enredo novo e efeitos especiais de vanguarda, mas nunca se aproximou em magia e inocência. Esta é a original.

2 - Irmãos de Armas

Spielberg aventurou-se na televisão em parceria com Tom Hanks e em 2001 criaram uma autêntica obra - prima.
Baseado no best-seller de relatos verídicos de Stephen E. Ambrose, "Irmãos de Armas" conta-nos a história do 506º Regimento da 101ª Divisão Aero-transportada do Exército Americano. Começando com o seu rigoroso treino na Geórgia em 1942, mostra-nos os feitos desta companhia de elite desde o "Dia D" até à queda da Alemanha Nazi e à sua rendição. Concebida a partir de horas de entrevistas com sobreviventes, bem como de diários e cartas de soldados, Irmãos de Armas é a crónica de uma unidade que sofreu enormes baixas e cujos soldados se tornaram verdadeiros heróis americanos.


1 - Uma familia às direitas

All in the Family (Uma Família às direitas em Portugal e Tudo em Família no Brasil) era uma sitcom transmitida na década de 70 e que continuou a fazer sucesso nas décadas seguintes aquando da sua transmissão por canais de outros países. Devido ao seu humor, algo muito à frente do que era feito na altura, esta série conquistou as pessoas devido à sua abordagem natural de temas nada habituais na TV Norte-Americana da altura como por exemplo: Racismo, Homosexualidade, Impotência, Menopausa, Direitos das Mulheres e Violações.
A qualidade da série reflectia-se nas audiências já que a mesma conseguiu a proeza de ser nº1 de 1971 a 1976 (só mais duas séries conseguiram esse feito Cosby show e American Idol) e hoje em dia sempre que há sondagens feitas por revistas ou sites, a mesma anda sempre pelos lugares cimeiros. Archie Bunker continua a ser considerado a melhor personagem de sempre na TV e partes da série, como o seu sofá e a cadeira da sua esposa, encontram-se em museus como o Smithsonian dos EUA.
A série incidía sobre uma família a viver nos subúrbios Norte-Americanos composta por: um veterano da 2ª Guerra Mundial e trabalhador numas docas, uma dona de casa ingénua e bem disposta, a sua filha que começa a despertar para as lutas pelos direitos das mulheres e o seu marido, um estudante polaco envolvido ainda em todas as políticas sociais dos anos 60. A imagem de marca da série começava logo no seu genérico particular cantado pelos 2 protagonistas e que ainda hoje é reconhecido logo aos primeiros acordes.

Trailer


3 comentários:

  1. Do seu Top 10 as séries que conheço e gostei muito foram Perdidos e Spartacus. Uma que gosto e não está aqui no seu top 10 é The Walking Dead.
    Você indicou aqui no blog e eu gostei muito.
    Abraços,
    Lu%

    ResponderEliminar
  2. Olá Lu. Faltam aqui algumas séries naturalmente. Walking Dead, é uma delas, mas existem outras que que merecem um destaque maior. No entanto é apenas uma lista.

    ResponderEliminar
  3. Tem havido criticas sobre esta lista e concordo que hoje pensaria mais sobre Breaking Bad, Mentalista e até Mad Men, mas isso não seria um top ten justo de séries de uma vida, e sim séries recentes. Esta é a minha lista e foram estas que me marcaram. Outras que referi têm grande qualidade mas não me marcaram como as outras. Pessoal, é só uma lista...

    ResponderEliminar