terça-feira, 12 de abril de 2011

A Arca - Nova ideia de construção Russa

Anticatástrofes - Resiste a sismos, tsunamis e furacões

Tem capacidade para abrigar 10 000 pessoas e resiste a sismos, tsunamis e furacões. Com um sistema próprio de produção de alimentos, a Arca pode ser construída em terra, ou no mar. Alexander Remizov, é o arquitecto responsável pelo projecto.
O nome, é uma homenagem à construção de Noé e à função que desempenhou na sobrevivência das espécies. O edifício pode desempenhar diversas funções, desde a um Hotel flutuante, ou em terra firme, a edificio de escritórios, ou prédios estruturados em condominíos, estruturados para receberem 50, 100, 500 ou mesmo 10 000 habitantes.

A Arca pode ser construida em terra ou no mar.

A estrutura, suporta as condições climáticas mais adversas, pois é revestida por uma folha especial de Etileno, bastante resistente e muito mais leve e económica que o vidro. A solidez do conjunto, é conseguida através da compressão dos arcos de madeira e a tensão entre os cabos de aço que os unem. Um projecto original e ambicioso. O edificio é auto-sustentável e inclui sistemas autónomos de abastecimento de àgua, geradores de energia eólica e painéis solares, que permitem a produção de alimentos.

Até as plantas são seleccionadas.

As plantas são seleccionadas em função de príncipios de compatibilidade e eficiência na produção de oxigénio, para além da vertente estética, já que objectivo também é criar espaços atractivos e até criação de animais de pequeno porte e/ou aves.
Aliás os espaços verdes, são a grande inovação deste sistema, bioclimático, desenvolvido sob a égide da UIA (International Union of Architects) no âmbito do programa - Architecture for Disasters Relief.

Um projecto inovador e ambicioso.

Através da cúpula transparente, entra luz suficiente para o crescimento das plantas e para iluminação das divisões interiores.

O montante necessário para a construção da arca, que contempla 14 000 metros quadrados de área útil, seria equivalente ao custo de uma casa energicamente eficiente.


Sem comentários:

Enviar um comentário