domingo, 27 de fevereiro de 2011

Spartacus - Gods of the Arena - O Final Amargo(?)

A esperada prequela nunca desiludiu

Acabou hoje "Gods of the Arena", a famosa prequela, da não menos famosa Spartacus Blood and Sand.
Podemos afirmar, que a tarefa não era fácil. Pegar em todas as pontas soltas, deixadas na primeira temporada e explicar tudo na perfeição.
Depois da desilusão da doença de Andy Whitefield (o actor principal de spartacus blood and sand) que teve de abdicar de participar na própria série, as coisas começaram a ficar tremidas. De repente e apesar do sucesso comercial da primeira temporada, começou a ser vital, que esta prequela começava a correr o risco de fracassar, mesmo antes de começar.

Gannicus não tentou substituir ninguém e venceu o coração dos fans

Gods Of The Arena, começou por ser bastante criticada nos seus primeiros dois episódios. Alguns criticos/blogueiros, não conseguiram distinguir o antes do depois. Alguns diziam que a série era muito parada, mais virada para a intriga, outros diziam que teve muito sexo. Em algum momento, não deixarão de ter razão, a série foi extrema em alguns pontos, mas é isso mesmo que a separa das restantes. Não estamos a falar de uma série feita para qualquer pessoa encaixar. Por mais que se queira tratar as coisas com paninhos quentes, é impossivel não verificar que Spartacus, não foi feita para amantes de Glee e outras...ah..séries. Pois.
Para já, é umas das séries do ano.


Batiatus e Lucretia, como foi bom revê-los

O principal triunfo desta nova prequela, foi sem duvida a homenagem que fez às personagens falecidas em Blood and Sand. Acrescentando a isso, maior relevo a personagens secundárias e a outras que nem tinhamos ainda conhecido. Em apenas 6 episódios tivemos a história muito bem contada e arrumada, com um final não tão épico como "Kill Them All", mas andou por lá muito perto. Talvez uma lição de moral a argumentistas de outras séries que se perderam nos finais complicados e incompreendidos.
The Bitter End. O final só é amargo neste caso, porque foi curto e acabou.
Ficámos a saber como dois amigos como Batiatus e Solonius se tornaram inimigos.
Ficámos a saber como e porquê morreu o pai de Batiatus, como ele subiu ao poder.
Ficámos a saber como Oenomaus perde a bela mulher (uma das revelações da série),como faleceu e como este ascendeu a Doctore.


Oenomaus - uma revelação na série.

Uma última palavra de apreço, ao trabalho dos actores, muito deles pouco conhecido em Portugal e tão incompreensivelmente criticado pelos tais "criticos".
O combate final na nova arena deverá ficar marcado como um ponto de viragem na televisão. A originalidade de Spartacus, não só de Gods of the Arena, mas igualmente Blood and Sand. Os efeitos especiais, muitas vezes referidos como imitações mal feitas de "300", revelam-se afinal, perfeitos e originais. Não podemos ignorar o trabalho feito pelo realizador e argumentistas pela verdade histórica da situação. Muitos dos acontecimentos contados na série aconteceram na realidade. Crixus, Oenomaus e Gatos (Gannicus) tornam-se generais de Spartacus. Este Lúdus e Cápua existiram. Os cenários copiam a época ao pormenor. As casas de banho publicas existiram no antigo império romano e as actuações nas arenas e do publico eram bastante desumanas e violentas. Batiatus existiu na realidade e foi um dos principais causadores, como a série tão bem retratou, da revolta de Spartacus. A chacina final existiu e nada foi deixado ao acaso.
Muitos destes actores, começavam o dia às 5h da manhã e participaram num treino fisico intenso de melhoramento muscular, durante semanas a fio, a comerem apenas algumas papas para ganharem massa muscular e perderem peso. os videos podem ser vistos no youtube. Estes factos, não podem ser ignorados.

Alguns papeis merecedores de atenção especial;

Marisa Ramirez como Melitta

Jaime Murray como Gaia

Dustin Clare como Gannicus

Stephen Lovatt como Tullius

A segunda temporada está prevista começar no final do Verão de 2011, mais concretamente em Setembro/Outubro, exactamente ao mesmo tempo que Gods of the Arena será editada em DVD.  Para qualquer apreciador de boas séries de qualidade, esta oportunidade, apresenta-se imperdível.

Gods of The Arena, The Bitter End 

5 comentários:

  1. Nossa!... Ainda não tive tempo de ver.
    Nem mesmo a entrega do Oscar ontem eu vi... minha vida anda toda bagunçada. Não sei se tem recebido meus emails, vc não responde. Gostaria muito de falar contigo e desculpe por escrever por aqui.
    Abraços da amiga Lu%

    ResponderEliminar
  2. Poxa, o que eu vou assistir até outubro???

    ResponderEliminar
  3. Essa série é um espetaculo pena poucas pessoas terem ascesso,estarei aguardado com entusiasmo a 2ª temporada.

    ResponderEliminar