930 a 1ª geração e a mais famosa
Parece mentira, mas estamos perante um modelo com 36 anos e cinco gerações. Um modelo mítico de qualidade intocável que soube moldar-se ao tempo e ao mundo. Pertence ao grupo de automóveis intemporais que marcaram gerações e apaixonou avós, pais e filhos. Motor na traseira, com poucas mudanças de design e de estilo. Faz parte dos seus genes a manutenção destas caracteristicas. Mas nem sempre foi assim:
Cresceu ao longo dos anos, mudou de motor (refrigeração a ar para água) e ganhou tracção às 4 rodas. Hoje manda a electrónica, com a potência a atingir os 500 cavalos, longe já dos 260 cavalos do primeiro modelos dos anos 70. É o melhor carro do mundo.
964 a segunda geração e a última das grandes "Bestas"
A designação interna da Porsche a distinguir as diferentes gerações tem confundido o público mais comum. Muitas vezes os jornais e revistas da especialidade costumam referir-se aos 911 Turbos por códigos da marca. Fica aqui o esclarecimento:
930: 1974 - 1989
964: 1990 - 1993
993: 1994 - 1998
996: 2000 - 2004
997: 2005 - 2011
998: Previsto para 2012
993 a 3ª geração e o mais bonito, iniciou a tracção às 4 rodas
Algumas edições especiais foram fabricadas, especialmento nos finais da decada de 1980 e 1990. Porsche vencera as famosas 24H de Le Mans com o famoso 935 e decidira lançar um 911 turbo inspirado nesse famoso carro de corrida. Assim lançou o raro 930 Turbo SE, que se caracterizava por ter farois imbutidos. O famoso Flatnose.
996 a 4ª geração e a mais contestada com refrigeração a água
No final da primeira metade da decada de 90, para marcar o fim de produção do 964, a Porsche decidira lançar uma nova edição especial do 964 Turbo, novamente com farois rebaixados, mas desta vez sem serem imbutidos. Fazendo assim uma colagem ao novo 993, preparando o público já para o novo design dos 911. Nascera assim o mais raro 911 Turbos de sempre o famoso Slantnose.
997 a 5ª e actual geração, a mais eficiente.
Nos dias de hoje, o Turbo representa já 20% das vendas da gama e novas variantes apareceram como a "S", mais potente e extrema, ou a variante Cabrio e Cabrio S. O modelo continua a reinventar-se e a manter a chama acesa.
930 Turbo SE - Flatnose
964 Turbo - Slantnose, o mais raro de todos (apenas uma centena fabricados)
História do 911 - Link
Adoras um porsche, não é? São bem lindos mesmo... bjsss
ResponderEliminarAdoro sim e este modelo em particular é o meu preferido
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