segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como ensinar os Norte Americanos a fazer Westerns

Sergio Leone

Quando decidiu fazer a triologia de "Por um punhado de dolares...", estava longe de imaginar que iria criar no seu último filme "O Bom, o Mau e o Vilão" um verdadeiro filme de culto dentro do género.
Este pequeno Italiano, vocacionado para comédias, viria a revolucionar, os chamados Western Spaghettis, ou seja, filmes realizados por europeus, principalmente italianos, filmados em Espanha, produzidos com dinheiro alemão, italiano, ou de outra origem. A ideia era aproveitar a decadência e a falta de filmes do género nos EUA. Deste modo geria muito mais lucro com falta de filmes deste tipo no outro lado do atlântico.


O Bom, O Mau e O Vilão

No seu curriculum, Sergio Leone, criou autênticos filmes épicos, que considero mesmo os melhores Westerns de sempre.

Era uma Vez no Oeste - com Henry Fonda
O Bom, O Mau e O Vilão - com Clint Eastewood.

Blondie - Cowboy sem nome

Clint Eastwood, participou em 3 filmes no inicio da sua carreira e ficou imortalizado pela objectiva de Leone. Quem pode esquecer o final do épico? E da banda sonora de Ennio Morricone?

A grande surpresa viria no papel de vilão que henry Fonda, aceitou fazer para "Era uma vez no Oeste".
Um filme com dialogos curtos, mas cenas inesqueciveis. O inicio do filme é algo que qualquer fan de westerns nunca esquecerá com os pormenores.


Charles Bronson - Henry Fonda
Duelo final

Este filme teve uma produção mais arrojada, com um elenco de luxo e imagens mais cuidadas, no entanto a essencia de Sergio Leone foi fundamenal para tornar estes 2 filmes, imortais.
Sim amigos, estes são os meus Westerns preferidos.
Podiamos falar de Rio Bravo, Silverado, 7 magnificos, ou mesmo do excelente Imperdoável, mas faltava sempre o dedinho de Sergio Leone.

Imagens imortalizadas por Leone



Sem comentários:

Enviar um comentário