quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Eu Gosto é do Outono


Nada melhor do que regressarmos a locais que nos trazem boas memórias.
Já não passava pela zona da praça de Camões e por Santa Catarina há muito tempo. Esta é a zona onde passei grande parte da minha infância, local de grande tradição alfacinha, de história de Lisboa e de Portugal. Engraçado como os locais que bem conhecemos, não lhe damos o devido respeito e valores, excepto quando vemos os turistas deslumbrados com os pontos de interesse da nossa terra. Santa Catarina tem muitos. O sol do Outono ajuda mais a criar o ambiente certo e o cheirinho das castanhas assadas no ar, ainda mais. Mas foi muito reconfortante passar pela zona e repararmos que as coisas pitorescas e as pessoas não mudaram. O elevador da bica, as igrejas, o teatro, os palácios, as ruas tipicas, enfim, tudo que nos traz boas recordações.


O elevador da Bica, talvez o menos conhecido de todos os elevadores de Lisboa! Eu andei pendurado naquilo quando era miudo...tantas vezes. Os sons e os cheiros..., as pessoas, as lojas e cafés. Ouriversarias e a pastelaria Camões, onde lanchei centenas de vezes com a minha mãe e avó. Caramba que saudades! O tempo passa...!


Em Novembro começam as mudanças na cidade, com a aproximação do Natal e fim de Ano. Adorei ver as luzes e os efeitos novos que colocaram na praça do Camões. Tudo muito limpo, com os edificios antigos muito bonitos e imponentes. A zona impressionou-me com a vida que apresenta, comércio, cultura e turismo. Acho incrivel que desde a calçado do carmo, largo do calhariz e praça do camões, a quantidade de pormenores arquitectónicos e culturais.


Queria terminar com a zona comercial do chiado, que foi bem recuperado e que demonstra vivacidade perdida em 1988, com o grande incêndio. Parece que nunca aconteceu nada. A rua do carmo está enfeitada e o chiado muito bonito. As pessoas são bonitas e de bom gosto.
Assim vale a pena!



2 comentários:

  1. Belo post este!!!!
    Portugal prá mim é um sonho...
    Tipo: A Terra do Nunca...
    Um dia.. um dia... ainda quero andar pelas ruas de Portugal!
    Acho que nasci no pais errado!
    Abraços,
    Lu %%%%%%%%%%%

    ResponderEliminar