domingo, 18 de outubro de 2009

Jenson Button - Campeão do Mundo de F1 de 2009


Jenson Button, inglês da Brawn, sagrou-se hoje,  campeão do mundo, depois de ter terminado em 5º lugar, no grande prémio do Brasil.
Button (na foto com o Pai e namorada) mereceu o título naquela que considerou ter sido a mais dificil corrida de 2009. Falta apenas uma prova para o final da temporada e convém fazer um apanhado de um ano muito complicado para a F1, ainda a recuperar dos escândalos de espionagem da Mclaren e da orgia do Max Mosley, presidente da FIA. Não foi um ano tranquilo com as diversas alterações dos regulamentos, com os extractores duplos e com algumas equipas a utilizarem o KERS. Graças a estas alterações, houve uma melhor adaptação aos regulamentos por parte da Brawn e Red Bull que viraram por completo a hierarquia da F1, com as habituais Ferrari e Mclaren a lutarem pelo 3º lugar de equipas. O ano ficou igualmente marcado, primeiro pelo gravíssimo acidente de Filipe Massa, no grande prémio da Hungria e por outro escândalo, gravíssimo por parte de Flávio Briatori e Pat Symmons que alteraram o resultaram da corrida, ao pedirem a Piquet jr. que se despistasse na curva do grande prémio de Singapura para dar a vitória a Fernando Alonso e à Renault, ainda em 2008. Ambos foram irradiados, Piquet Jr. ficou impune e Alonso..., bem até prova em contrário, este estava inocente e vai para a Ferrari em 2010.
Este foi um ano de mudanças não só a nível desportivo, a nível directivo iremos ter eleicções para a presidência da Fia este mês e existem 2 candidatos. Vattannen e jean Todt. Antigo piloto e antigo director técnico desportivo. Ares de mudança necessários, tal o ar pesado que se vive actualmente na F1. Vai sair a BMW depois da Honda. Entram outras. Mas depois de um ano tão esquisito iremos assistir a um 2010 idêntico, ou voltaremos a ter as referências habituais que tanto necessitamos? Tem a palavra a Ferrari e a Mclaren.

Sem comentários:

Enviar um comentário