terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Touché


James Cameron (Globos de Ouro 2010)

Já aqui tinha falado de James Cameron, dos seus filmes e da sua qualidade como realizador. Da minha profunda admiração pelos seus filmes e caracter. Por isso é com alegria que o vi arrebatar na noite dos globos de ouro, 2 estatuetas pela categoria de melhor filme e realização. Um bom prenúncio para os Oscares.
Agora, podia ficar calado e continuar a escrever sobre outras coisas, mas deixa-me particularmente satisfeito, o facto de Avatar, ter sido reconhecido pela critica internacional em Hollywood.
Digo isto e em especial pela critica generalizada, que criticou ao desbarato, banalizando um filme que demourou 5 anos a ser produzido e que foi um ou dois passos em frente em termos tecnológicos no cinema. Nunca fiquei tão indignado como este ano com a critica especializada em Portugal (principalmente), com o modo como crucificam filmes com um budget superior ao normal (blockbusters) e exaltam com filmes com produções pequenas ou mesmo independentes, independentemente da qualidade destes. Não digo que muitas vezes não tenham razão, mas dar (numa classificação de 1 a 5 estrelas) 1 estrela a 2012 e 3 estrelas a Avatar, parece-me perseguição. Principalmente com o filme de Cameron. Compro religiosamente a publicação mensal da Premiére, adoro a revista, mas nem sempre posso concordar com as suas criticas. Avatar elevou imenso a fasquia dos filmes de fantasia e qualidade. Talvez agora com os Oscares se convençam disso mesmo.



Sem comentários:

Enviar um comentário