quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Tributo a Hayao Miyazaki

Sou um fan da banda desenhada Japonesa. Para mim superior até à Walt Disney, que emaina uma magia inagualável. No entanto poucos somos os que com mais de 30 anos que não nos recordamos da Heidi, Marco, Conan - O rapaz do futuro, entre outros.
Studio Ghibli. Já considerado por muitos a Disney japonesa, forneceu-nos filmes de grande qualidade. Nos últimos 20 anos, arrisco-me a afirmar que serão mesmo os filmes mais inteligentes e adultos que já vi em cinema de animação.
Uma pessoa sobressai no meio deste enredo, comum a todos filmes de sucesso japoneses dos últimos anos, tanto como realizador, como produtor ou mesmo argumentista.


Hayao Miyazaki
Hayao Miyazaki, já anunciou a sua reforma umas 3 vezes e sempre que o fez, repensou para voltar e fazer obras primas. A última saiu agora em DVD. Ponyo À Beira Mar.


Custa perceber onde vai este Homem buscar ideias e energias para continuar a surpreender-nos. Sabe-se que para a "Viagem de Chihiro", fora inspirar-se na filha de um amigo e no "Castelo Andante" noutro familiar.


Aconselho veementemente a verem este e outros filmes deste estudio e deste realizador. Este Castelo Andante é imperdível, vencedor de vários prémios, entre eles o melhor filme do ano. Oscar de 2005.


Viagem de Chihiro
Este será o que se aproxima talvez à magia da Disney. Com figuras e ambientes de enorme inspiração e fantasia. Grande argumento e extremamente bem realizado. Um regalo para os sentidos.
Mas guardei para o fim, aquele que talvez seja o filme mais importânte e adulto. Com uma enorme mensagem e o filme que tudo lançou na carreira de Hayao Miyazaki.


Túmulo dos Pirilampos
Falamos de uma obra prima. Pouco mais há a dizer. Maravilhosa história humana nas piores condições, com um argumento fabuloso e uma grande realização. Um filme de 1988 actual e imperdível. Em jeito de prenda de Natal, disponibilizo aqui o filme, que já tem uns aninhos mas deve ser visto por miudos e graúdos. Boas Festas,

1ª parte
2ª parte
3ª parte

2 comentários:

  1. Que legal este post!
    Eu vi esse filme " A viagem de Chiriro " e o do Castelo com os meus sobrinhos!
    Na verdade não conhecia esse produtor Hayao Miyazaki.
    E conheci os 2 filmes ,por coincidência... Meus sobrinhos estavam vendo e eu entrei na sala e achei o desenho interessante!...
    Legal!
    Abraços, Lu %%%%%%

    ResponderEliminar
  2. Vc devia ver o último filme, Poyo à beira mar. São filmes demasiado marcantes para se ignorar. Para adultos igualmente. O Túmulo dos Pirilampos (vagalumes) no Brasil, é um filme de culto. Mas pouco aconselhado para crianças.

    ResponderEliminar