quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Geração James Cameron


James Cameron

Os filmes de Cameron sempre foram especiais, foram sempre ansiosamente esperados. Um realizador que não olha a despesas e não vê impossiveis de concretizar. Com a excepção do seu 1º filme, o das Piranhas, True Lies e Titanic, que admiro como filme de culto, creio que os restantes filmes são obras primas. O mais engraçado é que notei ou dei maior relevo aos filmes que não gostava, (como os que referi anteriormente) e foi preciso ver a sua nova realização para me relembrar que pertenço à geração James Cameron. Pertenço a todos aqueles que gostam de filmes de qualidade, violentos, mas incrivelmente bem realizados, fantásticos e crediveis.
Neste final de ano decidi então prestar-lhe um tributo e falar sobre os seus 5 melhores filmes. Isto seguindo a minha preferência e fazendo uma nota de rodapé, Titanic é um grande filme, mas não cabe no meu top five. Sorry...!

A Magia

nº 5
O Abismo
Este é o filme mágico de Cameron. Uma odisseia no fundo do mar, tornou-se um tormento para os actores. Filmar meses debaixo de àgua e aturar o profissionalismo e perfeccionismo de Cameron, foi demais para alguns. O filme custou 70 milhões e rendeu 90. Ficou aquém do esperado, mas pagou-se e mostrou um mundo novo, tecnologia nunca vista. 20 anos depois, continua surpreendentemente actualizado e moderno.

 A Apresentação

nº4
Terminator
Este filme apresentou-nos uma história sui generis. Inovador a todos niveis, feito com a genialidade de Cameron com poucos recursos. Um sucesso incrivel e uma lufada de ar fresco na ficção cientifica. Marcante em muitos aspectos, não só pelo naipe de actores, além de ser a rampa de lançamento, ou apresentação ao mundo de Cameron, lançou igualmente, Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn, Lance Henriksen...

Consagração

nº3
Judgement Day
Com este filme, Cameron afirmou-se como um dos 5 melhores ou mais importantes realizadores de Hollywood. Mestre nas sequelas, Judgement Day, ultrapassa a obra original e quebra recordes. Lucros, Tecnológicos. O T 1000 mostra-nos uma inovação digital em cinema que deu origem a outros filmes de fantasia e iniciava assim uma nova era na 7ª arte.

A Obra Prima

nº2
Aliens, Reencontro Final
Não é fácil falar deste filme. marcou gerações. Marcou a saga e foi considerado por muitos como a melhor sequela na história do cinema. Magistralmente realizado, o filme perfeito virou a cabeça a muita gente. Sem contemplações, Cameron eleva a fasquia a níveis altissimos. O filme transforma carreiras. A do realizador, a de Weaver e a da Rainha Alien. Durante anos foi comentada a batalha final entre Ripley e o monstro Alien. Foi este o responsável por mais 2 sequelas infelizes e de um nível muito inferior, mas não realizadas por ele.

Um novo Patamar

nº1
Avatar
Ainda o filme não tinha estreado e já choviam criticas. Uns consideravam um novo sucesso, outros um desastre. Na verdade o filme em 3D com som digital é soberbo. Com um argumento simples, uma realização incrível, Cameron leva-nos a um mundo novo, mágico, surpreendente e lindo. Demorou demasiados anos a ser feito, mas valeu a pena. Como sempre, as representações são deixadas a 2º plano, com enorme relevo nas personagens e na magia do cinema. Vi coisas nunca antes vistas. Isto é cinema. Isto é contar histórias. Isto é Cameron no seu estado puro e só a geração que cresceu a ver estes filmes pode entender o que digo.
E a seguir?

Sem comentários:

Enviar um comentário