quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As 5 Melhores Séries de Televisão 2012

Eu sei que o ano ainda não acabou, mas têm-me surgido e colocado estas questões:

- Qual a melhor série?
ou
- Qual a série a seguir?

A quantidade de novos canais tem produzido um sem número de séries nunca antes vista. Muitas de grande qualidade. Super produções de vários Países, Australianas, Inglesas, Americanas e Canadianas. Escolher as 10, 20 melhores é fácil, mas falar de todas é dificil. Escolhi aquelas 5 que na minha opinião devem ser seguidas por todos, tal o nivel de qualidade exibido e tal a ousadia e originalidade.

The Walking Dead

Baseado e adaptado da banda desenhada, da novela gráfica de Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Ardlard.
Foi trazida para a televisão pela mestria de Frank Darabont, num ambiente pós-apocaliptico, relata a história de um xerife que acorda de coma após ter sido operado de urgência.
A adaptação não era fácil e demorou muitos anos até um canal de televisão apostar neste tipo de violência.
Cruel, rude, violento e devastador, são as palavras que melhor definem o argumento e o ambiente da série. Criou uma legião de fans novos e todos que já gostavam da novela gráfica da banda desenhada, tal a qualidade e argumento fiel ao original.

Spartacus

Baseado em factos veridicos, Spartacus conta-nos a história do maior gladiador da história que lutou contra o império romano e que por pouco o derrotou.
Esta adaptação não era fácil e a credibilidade deveria ser inquestionável, não só em cenários, mas em violência, e linguagem. A série choca em todos quadrantes, mas mantém-se fiel desde o inicio ás suas raizes. Se não conseguem ver...mudem de canal.
A morte do actor principal (Andy) deixou a série um pouco tremida, mas a entrega dos restantes actores incluindo o que o substituiu colmatou essa perda. Com cenas de batalhas como nunca se viu em tv e com finais épicos, a série atingiu um patamar dificil de se repetir. Realce para a qualidade da fotografia e imagem, ao estilo do filme "300".

Boardwalk Empire

Um elenco de luxo, orçamento de luxo, realizador de luxo, produtor de luxo e um canal (HBO) de luxo. Para mim a melhor série da década, a par de Lost ou ainda melhor. Uma série genial, onde se explora uma época de ouro, inicio do século XX e a lei seca americana.
A série baseia-se numa personagem veridica, que existiu na altura em Atlantic City e enriqueceu explorando todas as oportunidades politicas que a época lhe ofereceu.
Cenários, roupa, linguagem, história, tudo feito ao mais pequeno detalhe e pormenor.

Breaking Bad

Termina este ano a mais emblemática das séries dos últimos anos. Br Bd, como é mais conhecido, explora a vida de um professor de quimica, que descobre ter cancro e procura uma vida melhor para a familia antes de morrer. As voltas e problemas que a série dá no entanto, são de deixar qualquer um de boca aberta. A originalidade da série e a qualidade do argumento e diálogos não são comuns na televisão.
Valeu inumeros prémios aos actores principais que são fantásticos. Finais épicos de temporadas e de reviravoltas impensáveis. Caso para perguntar, como vão acabar a tramoia toda?

Mad Men

Começou com pezinhos de lã, mas veio para ficar. O mundo da publicidade e o glamour dos anos 60 e 70 marcaram a imagem de qualidade. Actores carismáticos e um argumento fortissimo.
Alguns desentendimentos com o ordenado e renovações de contratos atrasaram a série que esteve mais de 1 ano fora da televisão, mas o regresso foi bom marcando passo para novas temporadas. Argumento e diálogos excepcionais. Uma série a não perder.


Sem comentários:

Enviar um comentário