sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mad Men - Uma Série de Culto

Glamour e sensualidade de mãos dadas

Mad Men é diferente de tudo que viu até hoje. Acho incrivel até como deixei escapar durante 4 anos esta excelente série da minha atenção. Quando ouvi falar em "Don Juan" Don Draper, duma agência publicitária dos anos 60 em Nova York, a minha cabeça virou-se para outros lados. A verdade é que depois do final de outras séries de meu interesse, chegara o tempo finalmente de me dedicar a conhecer Mad Men e ver com calma. O resultado foi ver os primeiros 13 episódios da 1ª temporada até às 6h da manhã do dia seguinte sem conseguir parar. Além de viciante é boa..muito boa. O enredo é demais conhecido por todos:
‘Mad Men’ é uma provocadora série que se desenrola na Nova Iorque dos anos 60 nos corredores de uma agência de publicidade, dirigida por Don Draper (Jon Hamm), um publicitário de grande sucesso (também com as mulheres). Com uma grande profundidade dramática, adepta dos detalhes e com uma realização elegante, esta série evidencia a debilidade, os sonhos e os medos das personagens, que em tanto se parecem com a realidade que se vive nos dias de hoje.
Em 1960, as agências de publicidade eram um potente poder de influência sobre as massas. A coacção pessoal e profissional e os escândalos sexuais definiam os locais de trabalho e ajudavam à conclusão dos negócios. A agência Sterling Cooper Advertising Agency criava campanhas de publicidade – desde marcas de cigarros a campanhas de candidatos políticos – melhor do que qualquer outra concorrente.

Existem 3 grandes interpretações a realçar nesta série. Aliás a série roda em redor das suas fortes personagens:
Jon Hamm, como Don Draper, Elizabeth Moss, como Peggy Olson e January Jones, como Bety Draper. Isto além de existirem fortes personagens secundárias, fortíssimas mesmo.

Em termos de prestigio a série conquistou já um vasto público a nível mundial; arrecadou três Golden Globes nas categorias de Melhor Actor e Melhor Série Dramática e nove Emmy Awards nos seus dois anos de emissão; e foi recentemente considerada a melhor série de 2009 pela revista Américana ‘Time’.
Na 62.ª edição dos Emmy Awards em 2010, 'Mad Men' levou 4 estatuetas para casa, entre elas a de Melhor Série Dramática e Melhor Argumento de Drama.

Um dos seus grandes trunfos, terá sido a maneira genial como aborda o tema das relações humanas não só no trabalho, mas mais ainda a nível familiar e pessoal, como o adultério, homossexualidade, e até o recordar da história, como a morte de Monroe, Kennedy e Martin Luther King.
Aguardemos então pela 5ª temporada com ansiedade...

Sem comentários:

Enviar um comentário