terça-feira, 25 de maio de 2010

Lost - O Fim de uma Era

O final onde tudo começou

Hoje tenho dificuldade de encontrar palavras para descrever o que sinto no momento em que acabei de ver as últimas horas de Lost.
O que dizer afinal de Lost? Fim da série como um todo. Valeu a pena esperar 6 anos para ficarmos sem tantas respostas?
Em termos emocionais, o último episódio cumpriu na totalidade o seu papel. Estivemos na presença de um episódio fortíssimo na componente da interpretação. Não ver nos Emmys, alguns destes actores, será uma tremenda injustiça. Pelo menos nas nomeações. E a série merece ser destacada, sejamos sinceros.
Creio que depois de rever pela segunda vez consigo arranjar algumas explicações, mas sinto um vazio tremendo que me leva a crer que tão depressa não vou querer rever a série, por isso sinto-me dividido entre a questão sentimental das personagens que me satisfez, e a incerteza sobre tantas questões mitológicas na ilha. Talvez seja até melhor assim, para eternizar o carisma da série e continuarmos a falar sobre ela durante muitos e muitos anos.
No entanto, parece-me claro que se existe alguma coisa em comum com todas as personagens, isso é sem duvida a ilha. Logo se responde aqui a uma das grandes duvidas. A ilha, foi o ponto comum que os uniu.

A história da série são sim as personagens, a sua redenção e a sua passagem para o paraíso, neste caso particular, na vida de jack Sheppard.
Este terá sido o pecado principal dos seus produtores/escritores, que sempre nos fizeram crer que a Ilha era o cerne da questão e não as personagens. Creio que foi isso que influenciou mais negativamente os seus fans.

Em termos televisivos a série demonstrou sempre uma qualidade irrepreensível, muito superior a tudo que se viu em televisão desde sempre. O pior episódio de Lost, terá sido muito superior a algumas séries da concorrência. No entanto acho que a 1ª temporada foi a melhor. Tenho saudades desses tempos e dessas personagens. O episódio piloto, está no topo de tudo que se fez de bom em tv. Quando tive hipótese de o ver, senti que se estava a escrever história em televisão.

Portanto que dizer deste último episódio?
Bem...   não terá sido o melhor de sempre. O primeiro, é o primeiro. The Constante é The Constante e Ab Aeterno...Ab Aeterno. Mas fica entre os 5 melhores de sempre de Lost, fica sim senhora, principalmente por causa da morte de Jack com o cão e o fechar de olho, não duvidem que se fez história novamente.
Agora teremos que nos despedir das personagens de quem já temos saudades. O vazio de uma série destas, onde se fizeram amizades e se perderam milhares de horas a falar das suas teorias não se repetirão, porque Lost, será sempre só este.

Sem comentários:

Enviar um comentário