quinta-feira, 15 de abril de 2010

Caos Calmo - Nanno Moratti


Caos calmo

Após a morte inesperada da mulher, Lara, Pietro é acometido de uma estranha mistura de caos e calma. Pietro não estava em casa quando Lara morreu. Estava na praia, com o irmão, a salvar uma desconhecida de morrer afogada. Claudia, a filha, estuda no 5.º ano e Pietro resolve esperar por ela no carro depois de a levar à escola no primeiro dia de aulas após a morte da mãe. Continua a fazer o mesmo nos dias que se seguem. Sentado num banco de jardim, à espera que a dor se abata sobre si, a tentar perceber como pode proteger Claudia. Amigos, colegas e familiares aparecem para confortá-lo, mas acabam a falar das suas próprias dores e problemas. E, sentado naquele banco, a observar o que o rodeia, Pietro sente a sua vida e as suas prioridades a mudarem.
Realizado por Antonello Grimaldi, "Caos Calmo" é protagonizado pelo actor e realizador Nanni Moretti, que colaborou também na adaptação do argumento, escrito a partir do premiado romance de Sandro Veronesi.
 
Nanno Moratti

O cinema Italiano mutas vezes fabrica grandes filmes. Tem grandes realizadores e actores. É o caso deste "Caos Calmo", filme interpretado pelo sempre especial, Nanno Moratti. Este é um grande actor. Especializado em dramas familiares, por exemplo "O Quarto do Filho", Moratti é daqueles actores envoltos por uma auréola especial que só os grandes actores possuem.
Voltemos a este "Caos Calmo. O filme é bastante diferente do cliché habitual dos grandes dramas e foca mais o relacionamento entre Pai/Filha e a vida depois da morte de um familiar querido. A relação dos amigos e familiares com a principal personagem, assim como a pessoa comum que acompanha aquele drama familiar. Este filme é uma opção obrigatória para quem quer começar a ver mais cinema europeu, e uma excelente alternativa aos blockbusters americanos.

Trailer

Sem comentários:

Enviar um comentário