segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PIGS (Portugal, Ireland, Greece, Spain)

Orgulhosamente PIGS (Porcos?)

O nome dado pelos jornalistas e agências financeiras, aos países da zona euro, com dificuldades acentuadas no mercado e na economia, não deixa de ser um tanto xenófobo. No entanto é com algum sentido de humor que soube, que alguns países que divertem-se agora com a situação de outros, em breve irão fazer parte dessa lista, o caso de GB e Itália.
O nome evoluiu já em 2010 para "PIIGGS" (Portugal, Italia, Ireland,Great Britain, Greece, Spain) e engraçado ou não, já se fala que a Alemanha, motor da economia europeia, aproxima-se dos valores de desemprego apresentado pelos (PIGS). Tadinhos.
Desde que começamos a especular cada vez mais em vez de actuar, a economia tem vindo a passar cada vez mais de crise em crise financeira, sem solução à vista. Longe vão os tempos de uma grande crise por década, agora nem de seis em seis meses.
O futuro no entanto não pode deixar de ser risonho, pois dependemos todos directamente um dos outros e ninguém atire a primeira pedra. Já se fazem esforços de cooperação e até a Grécia, a pior dos "PIGS", começa a dar sinais de vitalidade e recuperação financeira.
Aguardemos que nome depois os ex-porcos darão aos futuros novos porquinhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário