sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pelo desconhecido...

2 exploradores australianos procuravam água em condições extremas.

Eram 31 Homens que se aventuraram pelo polo Sul para descobrirem território desconhecido. O que se seguiu, foi uma das maiores histórias de sobrevivencia.

Estavamos em Dezembro de 1912. Uma época em que a exploração terrestre atingia o seu pico. Os polos eram uma das poucas zonas do planeta a serem descobertas. A expedição australiana liderada por Douglas Mawson de 30 anos apenas não resistiu ao apelo de gravarem os seus nomes na história da humanidade.

Uma cave de gêlo

Antartida era um continente a ser descoberto e a equipa estava autorizada a descodificar tudo que encontrava num raio de 2000 milhas.

112 anos depois foram descobertos os negativos desta incrivel expedição e a revelação das fotos revela uma incrivel coragem dos Homens envolvidos na expedição. Doas 31 apenas 6 regressaram, quase 12 meses depois do inicio da expedição. Isto porque perderam o navio de apoio por apenas 5h...

A foto tirada por alguém da expedição quando perderam o navio de apoio com mantimentos.

A expedição correra mal desde inicio. Depois de meses no artico, a perda do navio não só seria a falta de mantimentos que os preocupava, mas sim a espera pelo próximo, que demoraria 10 meses, a morte era um dado praticamente adquirido.

A base da expedição ainda hoje existe e não passava de um simples barracão de madeira onde os homens descansavam e jogavam ás cartas.

A National Geografic expôs as fotos e lançou um artigo sobre a expedição. Uma justa homenagem aos 25 homens e dezenas de cães trenó que morreram na expedição. Essencial para a nossa vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário