terça-feira, 29 de outubro de 2013

Loucura pelas ondas da Nazaré

O que leva o Homem a surfar ondas com mais de 30 metros?

Mcnamara, colocou a Nazaré e os seus supertubos no mapa ao bater por 2 vezes o recorde de surfar a maior onda do mundo. Daí para cá, tem sido uma corrida pela glória mundial, tornando já miticas as ondas da região que tão bem conheço. 

Condições únicas da costa Nazarena

Para quem não sabe existe um desfiladeiro submarino na zona, o que provoca nesta altura do ano as ondas gigantes. Mas muito perigosas, principalmente o local da rebentação.

O Canhão da Nazaré, ou Cana da Nazaré é um desfiladeiro submarino de origem tectónica situado ao largo da costa da Nazaré, Portugal, relacionado com a falha da Nazaré-Pombal, começa a definir-se a cerca de 500 metros da costa. Considerado por muitos o maior da Europa, separa a costa da Península Ibérica na direção este-oeste desde a plataforma continental, numa extensão de cerca de 211 km começando a uma profundidade de 50 metros até à planície abissal Ibérica onde atinge profundidades na ordem dos 5000 metros.1


Ontem, Carlos Burle, surfista brasileiro, pode muito bem ter batido o recorde de Mcnamara, logo após ter salvo a sua compatriota da morte, num salvamento emocionante, arriscado e apanhado pelas cameras da tv e dos reporteres no local.
 "A situação da Maya foi horrível. É uma amiga de anos. Trabalhamos o ano todo a preparar-nos para estes momentos e sabemos que o risco de vida é iminente, mas estou feliz por ela estar viva. Tê-la visto sem respirar foi horrível", contou.


Apesar dos momentos de terror com a vida da amiga em perigo, o surfista brasileiro não desistiu.
"Todo o momento pensamos em desistir, mas ao mesmo tempo queremos ajudar e surfar estas ondas. O medo, adrenalina, felicidade, é tudo muito forte. Para mim foi muita adrenalina voltar lá para dentro depois desta situação toda", frisou.
Passava pouco das 6:30 quando um grupo de surfistas brasileiros foi para o mar na Praia do Norte acompanhados de 'jet-skis' de apoio. No farol e na praia, dezenas de pessoas assistiam, debaixo de chuva intensa, às tentativas do grupo de apanhar a maior onda.

Sem comentários:

Enviar um comentário