terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Guerra aos Servidores

Dia 23 marca a viragem na internet

Vários servers (servidores) têm sido fechados sistemáticamente pelo mundo fora (megaupload, fileserve, filesonic, etc), devido a dois novos diplomas aprovados pelo senado norte-americano.

Os diplomas PIPA e SOPA prevêem o encerramento de sites que contenham conteúdos protegidos, ainda que tenham sido utilizadores e não os administradores desses sites a difundir ilegalmente músicas, filmes ou fotografias. A título de exemplo, o YouTube poderia ser encerrado e enfrentar acção legal pelo facto de um utilizador divulgar naquele site um conteúdo protegido por direitos de autor, ainda que sem a autorização daquele serviço de vídeo.
Por todo mundo têm sido presos os proprietários desses servidores, lançando pânico geral por todo mundo da web. Blogs, sites fecharam imediatamente e cessaram a partilha de ficheiros. Para muita gente, eu incluindo, foi o fim de séries de tv que sigo ou que nunca vi e gostaria de ver. Filmes raros de comprar, ou documentários que nunca passaram no meu País e não terei outra hipótese de ver. pode-se achar justo ou não esta medida.

As propostas têm apoio de emissoras de TV, gravadoras de músicas, estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais. Disney, Universal, Paramount, Sony e Warner Bros. apoiam esses projetos.

Por lei, a partilha de ficheiros gratuitamente na internet, não é pirataria.
Empresas de tecnologia como Google, Facebook, Wikipedia, Craigslist, WordPress, entre outros, são contra os projetos de lei, alegando que, caso aprovados, eles teriam menos liberdade da internet e dão poderes em excesso para quem quiser tirar os endereços do ar, prejudicando o funcionamento da web em todo o mundo.
A acção contra o Megaupload, que em si não é um site de partilha de conteúdos protegidos, mas que pode ser utilizado para esse fim de forma anónima, acontece um dia após o protesto da Wikipédia e de outros importantes sites contra dois projectos-lei que neste momento são discutidos nos Estados Unidos.
Só nos resta esperar no que isto vai dar e aguardar pela mudança da lei, pois pelo que sei, a proposta de encerramento destes servidores foi arquivada.
No entanto creio que o mundo da net deve ser livre e uma solução será em breve arranjada.

Sem comentários:

Enviar um comentário