terça-feira, 16 de agosto de 2011

Super 8 - Homenagem a Spielberg?

JJ Abrams realizou mais um filme espectacular

A espectativa era enorme, para mim este era um dos filmes do ano. JJ Abrams na realização e Spielberg na produção. O trailer do filme deixava-me em pulgas e o recordar de outros filmes era normal. O filme em si não desilude, principalmente os miúdos, onde Elle Fanning sobressai e de que maneira. No entanto parece-me que se perdeu a oportunidade de se fazer algo mais especial. O filme mais parece inspirado neste ou naquele filme. Aliás a ideia com que ficamos é que já vimos aquilo em qualquer lado. Encontros Imediatos do 3º Grau, ET, ou Goonies têm imensa influência no filme. As referências não ficam por aqui e não sei se fui o único a lembrar-me de que na sua adolescência o próprio Spielberg passava horas com os seus amigos Coppola, Scorcese e George Lucas na sua garagem a filmar, mais tarde acompanhados por Brian de Palma. Não deixei de pensar que a história com as crianças fora uma singela homenagem de JJ Abrams.

Uma cena fulcral no filme

Aqui começa o maior pecado do filme. Dando a primazia ao enredo dos miúdos e dos desencontros/encontros familiares, a história do monstro e dos desaparecimentos passa para segundo plano. O próprio extraterrestre só se vislumbra mesmo no final do filme e a narrativa da sua origem e objectivo não se entende bem. De qualquer maneira o filme vale bem empregue o dinheiro do bilhete e com a falta de boas ideias, parece-me que este filme será uma raridade rara nas salas de cinema. Peca sim, por não ter sido mais original e ambicioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário